quinta-feira, 29 de abril de 2010

Estreia na Taça com derrota com sabor amargo

Finalmente começou a "Liga Empresarial", depois de cerca de um mês à espera do início da competição.
O 1º jogo foi um jogo a contar para a Taça (competição a eliminar), contra o Centro Nacional de Pensões (CNP). O resultado foi uma derrota por 3-5, mas com um amargo de boca que nos vai ficar a remoer o juízo durante alguns dias. O CNP tinha 3 anos de experiência de Liga e nós zero, mas nem isso nos fez perder a esperança em alcançar um bom resultado, sendo que mereciamos muito mais pelo que fizemos e demonstrámos em campo.
O CNP revelou-se uma equipa mais rodada, mais manhosa, que sabia ocupar os espaços no terreno e, já agora, com um pendor para a falta um bocadinho acima da média.
A partida começou da pior maneira e, ainda antes dos 10 minutos perdiamos por 2 golos, fruto de algum nervosismo a acusar a estreia. Rui Monteiro fez de seguida o 1-2 e a esperança renasceu. Nessa altura, trocávamos bem a bola, com mais segurança e mais entrosamento. Jogávamos como uma equipa, a funcionar colectivamente, a trocar a bola de pé para pé, quiçá pecando por "forçar" vezes demasiadas o desequilíbrio pela zona central do terreno. O 1-3 veio de seguida, fruto de um desvio infeliz que acabou por trair o Guarda-Redes e assim se manteve até ao intervalo. Jorge Ricardo, salvo melhor opinião, era dos melhores em campo no fim da 1ª parte.
A 2ª parte começou como a 1ª, infelizmente para nós, com o 1-4. O resultado parecia, na teoria, estar praticamente arrumado, mas certo era que havia ainda muito jogo pela frente. Pouco depois, Luís Pereira fazia o 2-4 com um remate do meio da rua e, a partir daí...meus amigos, dominámos, dominámos e iniciámos um festival de golos (quase feitos) falhados. Por mérito do Guarda-Redes adversário ou por infelicidade nossa (inclusivé com uma bola no poste na sequência de um livre directo marcado por David), acabámos por sofrer o 2-5 e Tiago Peres fez, numa entrada ao segundo poste, o 3-5 final.
Serginho, muito seguro no centro da defesa, Diogo com dribles e vários remates que levaram muito perigo, Tiago Peres que distribuiu de forma muito certinha o nosso jogo, Jorge Ricardo preponderante a defender e Dr. Brito, que se apresentou em bom plano foram apenas alguns dos nossos destaques. Rui Monteiro ficará igualmente para a história por marcar o nosso 1º golo da história.
De qualquer modo, o meu destaque vai...para a equipa (e para o Departamento de Tax!!! - golos de Rui Monteiro, Luis Pereira e Tiago Peres). Mostrámos ter mais equipa que este adversário e potencial para fazer muito mais no futuro. Uma estreia é sempre uma estreia e pesa psicologicamente, mas aguarda-se uma vitória já no início do campeonato. Estamos ansiosos pela próxima partida, venham eles!
A DFK alinhou de início com: Semilha, Miguel Palma, Jorge Ricardo, Luís Pereira e David; Tiago e Rui Monteiro. Jogaram também: Diogo Domingos, Nuno Costa, Dr. Brito e Serginho.
Árbitro: Luís Correia.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Liga Empresarial...cá vamos nós!!!

Depois de, exactamente - calcule-se - 8 meses e 20 dias, o blogue da DFK está de volta e logo com uma notícia, do ponto de vista futebolístico, que nos vai deixar a todos "de água na boca".



Estava eu no Brasil a pensar contratar uns Ronaldinhos para a nossa equipa de futsal quando recebo uma sms do Rui Monteiro que dizia: "Prepara-te que em Outubro vamos entrar na Liga Empresarial". E não é que ele me estava a mentir? Vai ser é já em Abril!!!
Pessoal, imaginem só que vamos jogar contra equipas diferentes, um nível competitivo diferente (melhor ou pior, mas será diferente, com novas caras e novos desafios), ex-jogadores de futebol (p.ex., estão no torneio o Paulo Madeira ou o Peixe) e, por exemplo, vamos ter oportunidade de mostrar ao Mundo o único guarda-redes que trabalha simultanemanente no departamento de fiscal e é médico ali no Curry Cabral. E isto é só para vos dar um cheirinho!
Trocando por miúdos, deixo-vos abaixo alguma informação que recolhi junto de um dos responsáveis da Liga Empresarial, sendo que:
1. Teremos de nos decidir rapidamente que modalidade nos propomos jogar, ou seja, Futsal (5x5) ou Futebol de 7;
2. Teremos de nos inscrever até ao fim do mês de Março (preferencialmente na semana de 22 a 26 de Março);
3. Faremos 10 jogos para a Liga e pelo menos 1 para a Taça (competição a eliminar, o que significa que faremos mais jogos se formos passando);
4. Os jogos relizar-se-ão aos Domingos ou Segundas-Feiras, entre as 20.30h e as 23.30h na teoria, mas poderão ser alterados para quaisquer outros dias da semana desde que acordados com o adversário com o qual iremos jogar.
Sugiro que se foquem no ponto nº 1 acima, votem no quadro que criei ao lado e decidam-se: vamos jogar futsal ou futebol de 7. Este é o primeiro e mais importante passo (isto, claro está, depois de obter a aprovação do Dr. Brito e dos outros sócios da DFK), o resto vem depois.
O objectivo primordial é a diversão e o companheirismo, claro está, mas já agora, vamos divertir-nos, não levar umas cabazadas de 10 a 0, dar luta e ganhar a quem nos aparecer!
Por isso mesmo e sem querer influenciar quem quer que seja, deixo-vos abaixo a minha opinião acerca da escolha que teremos de fazer (que é o futsal) com uma série de vantagens ou desvantagens para a opção futsal/futebol de 7.
1. O futsal é a modalidade a que estamos todos habituados a jogar e o entrosamento é outro.
2. No futsal, não há tanto espaço para jogar, o que pode ser vantajoso para quem nunca jogou futebol de 7 ou pouco jogou. Acreditem, de um ponto de vista táctico e noção de espaço e presença no campo, será muito mas muito mais fácil jogarmos futsal.
3. O papel do guarda-redes é preponderante numa ou noutra modalidade, é óbvio. Mas colocar o Semilha (que já é um belo guarda-redes no futsal), que não tem experiência em futebol de 7 vai dar asneira e vamos sofrer golos atrás de golos na certa (Semilha, não é nada de pessoal, creio que percebes exactamente o que digo);
4. A bola de futebol de 7 é totalmente diferente de uma bola de futsal e o correspondente domínio de bola é muito mais complicado e exigente no futebol de 7;
5. A vertente física é uma componente que não podemos evitar: se jogarmos futebol de 7 teremos de estar melhor fisicamente. O futsal é mais "agressivo" e com muitos arranques e paragens, mas o futebol de 7 vai exigir mais pulmão;
6. Existe uma pseudo-desvantagem no futsal, que é o facto de jogarmos em pavilhão mas num piso que é uma espécie de taco fofo e não em relva sintética, como jogamos habitualmente. Eu já joguei no campo onde se irão realizar os jogos de futsal e digo-vos que o campo é muito, muito bom e a adaptação julgo eu, seria facilima. De qualquer modo, é uma mudança e reconheço isso, embora a entenda como pouco relevante e sem consequências para qualquer um de nós.
Não vos maço mais. Façam-nos apenas um favor, se possível até Terça ou Quarta-Feira (23/3 ou 24/3), VOTEM no quadro ao lado. Vamos a eles!!!